NOTÍCIAS E

DESTAQUES

Aqui você encontra as principais notícias e destaques atuais envolvendo o INESPE, seus membros associados, pessoas ligadas ao instituto e ao universo do Sistema Penitenciário em geral. Veja ainda, tudo o que vem por aí no INESPE.

____________________

E MAIS:

Para saber tudo o que

vem por aí no INESPE,

por favor, clique no

botão ao lado.

____________________

ESSA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DIA 07 DE JULHO DE 2023, FOI UMA DATA HISTÓRICA PARA O INESPE. NESTA DATA, FOI REALIZADO O EVENTO NO QUAL A ANGLO GOLD - ASHANTI OFICIALIZOU A DOAÇÃO DA CASA SEDE DO INESPE.


O INESPE COMEMORA MAIS ESSA CONQUISTA IMPORTANTE COM TODOS OS SEUS MEMBROS INSCRITOS E REGISTRA SEUS AGRADECIMENTOS À ANGLO GOLD-ASHANTI.


PARA SABER COMO FOI, CLIQUE NA PRIMEIRA FOTO PARA AMPLIÁ-LA OU NA SEGUNDA FOTO PARA ACESSAR O VÍDEO DA REPORTAGEM.

the front page of a newspaper with a picture of a man and a woman

____________________

322 ANOS DE NOVA LIMA

a black and white photo of a rusted pipe

HOJE, DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2023, O INESPE DÁ OS PARABÉNS PARA NOSSA QUERIDA NOVA LIMA PELOS SEUS 322 ANOS.


O INESPE TEM ORGULHO DE FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA.

____________________

a certificate for a police officer

Cel. Rodrigo Piassi do Nascimento, membro associado do INESPE, assume o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O INESPE está em Festa.

four men in suits standing next to a painting

Giacomo Volta, Ubiratã Afonso, Cel. Rodrigo Piassi e Juarez Azevedo, na solenidade de passagem do Comando Geral da PM.


INESPE presente.

____________________

a poster with the words pennentiaria one todos querem paga se pecado

Matéria na Revista Matéria Prima que destaca as qualidades e benesses da unidade da APAC no município de Nova Lima - MG e do Sistema APAC em geral.


Para ler na íntegra, por favor, faça o download da matéria em PDF no botão abaixo.
a sign with the words pennentiaria one todos quem paga se pecado

____________________

two men posing for a photo in a room

Hoje, 13-12-22, às 10h, na sede do INESPE, Dr. Juarez Morais de Azevedo, atual Presidente do INESPE, recebeu a visita do Dr. Rodrigo Xavier, seu colega no Curso de Criminologia, da ACADEPOL/PUC,

ex- Ouvidor do Sistema Penitenciário de Minas Gerais, por duas vezes, e atualmente, membro do Conselho de Criminologia de Minas Gerais.


No encontro, foram debatidas e atualizadas visões, perspectivas e ideias acerca de temas relacionados à Criminologia e ao Sistema Penitenciário Nacional, no estado de Minas Gerais e no Município de Nova Lima.


São mais ideias produtivas nascendo no INESPE e que poderão trazer bons frutos em breve.

____________________

two men are smiling while holding up a piece of paper

ÁLVARO AZEVEDO ASSUME SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Nessa semana, importantes meios de comunicação locais, a exemplo do Jornal Minas e da TV Banqueta, divulgaram o “Pacote de Mudanças” anunciado pelo Prefeito de Nova Lima - MG, João Marcelo Dieguez, para o município em meio à “celebração” de um ano e meio no cargo.


Dentre as importantes mudanças apresentadas, merece destaque a escolha do vereador (agora licenciado) Álvaro Azevedo, membro associado do INESPE, para chefiar a Secretaria de Desenvolvimento Social.

a mobile phone with an image of a man and a woman
alvaro azevedo deixa camara para assumir social

Em discurso, ainda na Câmara de Vereadores, Álvaro destacou a importância da secretaria por ele assumida e a responsabilidade que vem com o novo cargo, que aceitou com muita honra.


Ainda com a palavra, agradeceu aos eleitores, ao prefeito, aos demais

vereadores do município, à equipe de servidores da Câmara e à equipe com que trabalhou em seu gabinete durante os quase cinco anos e meio (divididos em dois mandatos) em que exerceu a função de vereador no município.


Ao citar sua equipe, o então Vereador, agora Secretário de Desenvolvimento Social, Álvaro Azevedo, lembrou de várias realizações do seu mandato, como o ainda recente IPTU SOCIAL que já arrecadou mais de 10 milhões de Reais para pautas sociais de primeira importância como habitação e educação, dentre outros, e salientou a importância da escolha de uma boa, preparada e experiente equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de um bom trabalho e que, com isso em mente, leva consigo para o exercício da nova função, não só a equipe escolhida criteriosamente ao longo dos anos como também o aprendizado adquirido até aqui em sua carreira, dentro da qual, merecem destaque os períodos nos quais atuou como Gestor de Planejamento da Prefeitura de Rio Acima - MG e como Vereador (reeleito) de Nova Lima - MG quando também atuou como líder do governo do atual Prefeito, João Marcelo Dieguez, na Câmara Municipal.


Em tempo, Álvaro Azevedo esclareceu que, para desempenhar a função para a qual foi indicado pelo prefeito, está apenas tirando uma licença (aprovada pela Câmara) e que deve retomar seu mandato como vereador em meados de 2024.


Com sua saída, quem assume a cadeira na Câmara Municipal é José Doroteu, 1º suplente do partido Avante.


Ao parabenizar o colega, Álvaro aproveitou para lançar desafios e

lembrá-lo da função básica do cargo, que é estabelecer uma “ponte” entre a Prefeitura e as necessidades e anseios dos habitantes do município.

____________________

o vendereiro ou do nova lima by elcio aloysio barroso

Nova Lima é feita de muitas belezas e inúmeras riquesas mas, a maior delas é, com certeza, a sua gente.


Todos os Nova-Limenses sabem que o município é repleto de ilustres personagens que enriquecem e agregam brilhantemente não só ao cotidiano da cidade e às vidas uns dos outros, como também o desenvolvimento e crescimento do município em si.

É justamente disso que trata o livro lançado recentemente “O VERDADEIRO OURO DE NOVA LIMA” de autoria de um desses ilustres Nova-Limenses, o Dr. Élcio Aloísio Barbosa.


No livro, Dr. Élcio nos conta um pouco da vida de vários desses personagens de destaque e acrescenta notas particulares sobre cada um deles.

Em nota mais particular ao instituto, um dos capítulos é dedicado ao no Membro Associado do INESPE, cidadão ilustre do município e personagem fundamental para o desenvolvimento e crescimento de Nova Lima, Dr. Paulo Roberto Pires do Couto.



a book with a black and white photo of a man

____________________

JUNHO DE 2 0 2 2

a man and woman talking on a television set

INESPE NO “BANQUETA EM FOCO”: CONSTRUÇÃO DO NOVO PRESÍDIO DE NOVA LIMA - MG

O Na última sexta-feira, dia 10/06/2022, o INESPE, representado pelo seu presidente atual, Dr. Juarez Morais de Azevedo, esteve no programa “Banqueta em Foco”, transmitido pela TV Banqueta.


O tema tratado foi “A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRESÍDIO DE NOVA LIMA - MG” e você pode conferir o programa na íntegra clicando na foto acima.

____________________

ABRIL DE 2 0 2 2

two people wearing face masks signing a document

EXTENSÃO DO CONTRATO DE COOPERAÇÃO COM A FACULDADE MILTON CAMPOS

O dia 28/04/2022 ficou marcado com assinatura do 4º Aditivo do Contrato de Cooperação Mútua entre o INESPE e a Faculdade Milton Campos e a consequente extensão dessa parceria frutífera e que ainda guarda grandes e positivas surpresas para o futuro. O documento, que fora assinado pela Diretora da Faculdade de Direito Milton Campos, Professora Tereza Cristina Monteiro Mafra e pelo atual presidente do INESPE, Dr. Juarez Morais de Azevedo, pode ser lido na íntegra na aba “QUEM SOMOS” aqui no site do INESPE.


Neste momento é imperativo deixar registrados os agradecimentos do INESPE aos seus membros associados, Professora Ana Paula Araújo Ribeiro Diniz, Professor Epaminondas Fulgêncio Neto, Professor Luciano Santos Lopes e Professor Giácomo Volta cujos esforços empregados e atenção dispensada ao assunto foram decisivos para essa tão aguardada extensão de parceria.


Em breve teremos grandes notícias provenientes desse grande marco.

____________________

ABRIL DE 2 0 2 2

Visita do INESPE aos estabelecimentos prisionais “modelo” de São Cristóvão do Sul - SC

two men standing in front of a sign that says pentaneira industrial
a group of men standing in front of a building

Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul - SC

Penitenciária da

Região de Curitibanos em

São Cristóvão do Sul - SC

O INESPE, empenhado em seu objetivo maior, vem buscando alternativas de ponta que sirvam de base para a proposição de soluções viáveis para a construção do Novo Presídio de Nova Lima, no dia 25/04/2022, por intermédio de seu atual presidente, Dr. Juarez Morais de Azevedo, visitou os estabelecimentos prisionais de São Cristóvão do Sul- SC, amplamente reconhecidos como referência em diversos aspectos do universo do Sistema Penitenciário Nacional.


As vistas se tornaram possíveis após o contato do Dr. Juarez com o Diretor da Penitenciária da Região de Curitibanos, Sr. Jair Antônio França, e com o Diretor da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul - SC, Sr. Fabiano Rech, seguido dos protocolos e pedidos oficiais de visita, em nome do INESPE, a esses estabelecimentos.


O INESPE, desde já, gostaria de deixar registrados seus mais sinceros agradecimentos, não só aos diretores, Sr. Jair Antônio França e Sr. Fabiano Rech, por atenderem prontamente o pedido de visitação mas, também, a toda equipe envolvida pela cordialidade e presteza durante todo este dia que deixou importantes referências para futuras ações do instituto.


Abaixo, segue um breve registro desta importante experiência.


Para visualizar as fotos em tamanho ampliado, por favor, clique na foto desejada.

____________________

a large advertisement for a company is on the wall of a building

Lema dos estabelecimentos:


“Sistema Humanizado, Cidadania Respeitada”.

____________________

two men standing in front of a sign that says pentaneira industrial

Dr. Juarez Morais de Azevedo (Atual Presidente do INESPE e Sr. Fabiano Rech (Diretor da Penitenciaria Industrial de São Cristóvão do Sul - SC)

____________________

a group of men standing in front of a building

Dr. Juarez Morais de

Azevedo (Atual Presidente do INESPE)

e Sr. Jair Antônio França (Diretor da Penitenciaria da Região de Curitibanos em São Cristóvão do Sul - SC)

____________________

the inside of a warehouse with lots of boxes

Galpão de trabalho

dos “recuperandos”

com 4500 m².

a group of men in orange prison uniforms working in a warehouse

____________________

a large warehouse with a lot of boxes in it

Docas de abastecimento para entrega dos móveis produzidos.

____________________

a room with several chairs and a bed

Acabamento e qualidade dos móveis produzidos.

a living room with couches, chairs, and a coffee table

____________________

three men standing in front of a building with a large advertisement

Em frente ao “showroom” dos móveis produzidos.

____________________

M A R Ç O D E 2 0 2 1

a man in a suit is standing in front of a billboard
a newspaper with two men standing next to each other
a newspaper with a picture of a man and a woman

____________________

M A I O D E 2 0 2 1

a poster for the emfo in rio de janeiro
a newspaper with the words programa do insepe
a newspaper with a picture of a man in a suit

____________________